Albert Uderzo nasceu em Fismes, no Marne, no dia 25 de abril de 1927. Desde o criança que manifesta uma espantosa queda para o desenho. Totalmente autodidata, passa o tempo a desenhar, enchendo os cadernos escolares com esboços surpreendentes. Apaixonado pelos heróis de Walt Disney, sonha trabalhar na indústria dos filmes de animação, embora durante a infância desejasse ser mecânico de aviões. Durante a 2ª Guerra Mundial, o jovem Uderzo deixa Paris e viaja para a Bretanha, onde trabalha numa quinta, e ajuda o seu pai no negócio de mobílias. Muitos anos mais tarde, quando foi necessário decidir a localização para a aldeia de Astérix, René Goscinny deixou essa decisão para Uderzo, que prontamente escolheu a Bretanha.
Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris, a seguir à guerra, em 1945, criando a personagem (em desenho) Flamgerge ou Clopinard, um pequeno idoso perneta, que vence todas as contrariedades. Em 1947-1948, cria novas personagens, tais como Belloy e Arys Buck.
Uderzo conhece Goscinny em 1951 e a partir daí tornam-se grandes amigos decidindo, de imediato, trabalhar juntos na empresa belga World Press, mais propriamente na sua delegação de Paris. As suas primeiras personagens foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. Em 1958, as aventuras de Oumpah-pah são adaptadas e publicadas na revista Tintim, até 1962. Em 1959, Goscinny torna-se editor e Uderzo diretor artístico da revista de banda desenhada para crianças, intitulada Pilote, criada em 29 de Outubro. A sua primeira edição publica, pela primeira vez, a personagem Astérix, que se torna um sucesso em França.