Decorreu de 18 a 22 de março, a 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗮 𝗟𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮, nas escolas do concelho. Esta atividade promovida pela Biblioteca Municipal José Régio e pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Vila do Conde levou a magia das histórias e o poder das palavras aos alunos. A programação foi pensada de acordo com as diversas faixas etárias. Assim, para os alunos dos 3º Ciclos e Ensino Secundário, foi apresentado “Os Lusíadas” espetáculo de teatro, dirigido à comunidade educativa, inspirado na obra “Os Lusíadas” de Luiz Vaz de Camões. Uma performance apoiada no trabalho do ator, Alexandre Sá e na sua relação com o público, alicerçada num saber de experiência feito, naquela que é a sexta criação do ciclo da mala da ATE ao longo de oito anos de circulação pelas escolas portuguesas. Quanto ao Ensino Básico, as crianças tiveram a oportunidade de conhecerem duas histórias fantásticas: “A rainha de Lisboa” e “A Senhora Clap”.
A escritora Patrícia Macedo acompanhada pela ilustradora Inna Suyunova levaram às escolas a história cheia de primavera sobre uma andorinha de nome Vontade. Trata-se de uma narrativa de uma tia que nunca abandona a alegria, trocando a liberdade pela sobrinha de tenra idade, uma andorinha que jamais resistiria apenas pela vontade.
Por sua vez, a escritora Marta Duque Vaz apresentou a Senhora Clap e a história sobre a arte de bater palmas em situações alegres ou tristes... a Senhora Clap, quando bate palmas, abre muito os olhos. Tanto, tanto, que se vê tudo dentro dela, ficando totalmente transparente do lado esquerdo. A escritora partilhou porque é que «amar é bater palmas». E talvez nunca mais voltemos a aplaudir enquanto olhamos para o relógio!...
Parafraseando Miguel Sousa Cardoso a Semana da Leitura é pensada para “…inspirar e apoiar todas as outras semanas de trabalho invisível que se sucedem ao longo do ano”.
Partilhamos alguns registos desses momentos felizes vividos na semana da festa da leitura!